<b>Neo-realismo e Cinema Novo: a influência do neo-realismo italiano na cinematografia brasileira dos anos 1960</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v31i2.173Palabras clave:
Cinema, História, Guerra, Pós-guerra, Neo-realismo, Cinema NovoResumen
O estudo em questão trata da influência do Neo-realismo italiano na cinematografia brasileira a partir de sua recepção no final dos anos 1940 e nos anos 1950, tendo como referência e ponto de partida os autores Jean Claude Bernadet e Mariarosaria Fabris, retomando a assimilação da escola italiana no Brasil, que teve como resultado a eclosão do Cinema Novo nos 1960. Objetiva traçar a história do Movimento, através de fontes orais e escritas, completada por uma análise comparada de quatro case-studies de filmes cinemanovistas e neo-realistas. Inspirado no estudioso italiano Lino Miccichè, em cuja tese se estrutura, utiliza também uma metodologia proposta pelo mesmo, denominada "Filmologia", que busca confrontar o contexto histórico com análise fiel do texto-filme. Deste modo, procede àanálise comparada de quatro filmes cinemanovistas da primeira fase com os filmes italianos do pós-guerra. Por meio desta, chega-se a identificar a presença de traços de seis filmes neo-realistas nos quatro filmes brasileiros analisados, detectando um "dialogo" entre a tríade da escola de Visconti-Rossellini-De Sica/Zavattini com uma tríade Glauber-Sarraceni-Nelson Pereira dos Santos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.