O renascimento da Comunicação para a transformação social - Redefinindo a disciplina e a prática depois da "˜Primavera Árabe'

Autores/as

  • Thomas Tufte

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i2.1783

Palabras clave:

Movimentos sociais. Comunicação para o desenvolvimento (ComDev). Comunicação para a transformação social. Novas mídias digitais. Primavera árabe.

Resumen

No mundo todo, temos experimentado um ressurgimento de práticas multilaterais de Comunicação para a transformação social, uma infinidade de ações em que voz, cidadania e o coletivo tem estado no centro do palco como valores essenciais, de princípios e práticas. Assim, esse artigo objetiva analisar as alterações conceituais advindas desse contexto de mudança, pois o mesmo desperta uma série de questões. A partir de pesquisa bibliográfica, procuramos mostrar que, ao considerar as táticas dos cidadãos na dinâmica comunicativa da sociedade em rede, as instituições podem desenvolver uma sensibilidade de modo a ver os cidadãos como agentes da transformação social.

Biografía del autor/a

Thomas Tufte

Professor doutor do Curso de Comunicação do Departamento de Estudos da Comunicação da Universidade de Roskilde, Roskilde, Dinamarca, e também ‘Senior Research Associate’ na Faculdade de Ciências Humanas na Universidade de Johannesburgo, Johannesburgo, Africa do Sul. E-mail: ttufte@ruc.dk

Publicado

12-12-2013

Cómo citar

TUFTE, T. O renascimento da Comunicação para a transformação social - Redefinindo a disciplina e a prática depois da "˜Primavera Árabe’. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i2.1783. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1783. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos