Aspectos dos vínculos de sentidos do consumo alimentar em São Paulo: difusão publicitária e megatendências

Autores

  • Eneus Trindade
  • Clotilde Perez

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i2.1791

Palavras-chave:

Recepção. Publicidade. Práticas de consumo. Vínculos de sentidos. Alimentos.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo. O objetivo do estudo foi analisar os tipos de vínculos de sentidos entre as práticas de recepção publicitária e práticas de consumo de alimentos no contexto da cidade de São Paulo, tanto no âmbito doméstico, a partir de três famílias observadas, quanto da realidade do consumo alimentar em ambientes públicos, tendo como critério comum às duas instâncias em comparação, a produção de sentido que as constituem como tipologias sígnicas desses vínculos, concebida a partir de metodologia interdisciplinar semio-discursiva e antropológica. Os resultados são reveladores de vinculações das mega-tendências junto às marcas e ao sistema publicitário de produtos e serviços de alimentos.

Biografia do Autor

Eneus Trindade

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo–SP, Brasil. E-mail: eneustrindade@usp.br

Clotilde Perez

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo–SP, Brasil. E-mail: cloperez@terra.com.br

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Publicado

12-12-2013

Como Citar

TRINDADE, E.; PEREZ, C. Aspectos dos vínculos de sentidos do consumo alimentar em São Paulo: difusão publicitária e megatendências. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i2.1791. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1791. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos