A abordagem cultural da Comunicação de James W. Carey

Autores/as

  • Filipa Subtil Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1879

Palabras clave:

James W. Carey. Comunicação. Estudos Culturais Críticos. Ritual. Transmissão.

Resumen

A perspectiva cultural ou ritual de James W. Carey, expoente dos estudos culturais críticos nos EUA, para pensar a Comunicação, os media e o Jornalismo permanece praticamente desconhecida na língua portuguesa. Carey integra um conjunto de teóricos que, a partir da década de 1960, na Europa e nos EUA, procuraram caminhos alternativos à tradição de investigação norte-americana dominante, centrada nos efeitos, funções e usos dos mass media. Este artigo incide no ensaio fundador da sua proposta A cultural approach of communication (1975), embora não se confine ao mesmo. Três questões fundamentais são abordadas: Comunicação, Comunicação e modernidade e a visão cultural ou ritual da Comunicação. A hermenêutica crítica é a metodologia utilizada. Procura-se ir além das respostas de Carey ao seu contexto, destacando a sua contribuição para um entendimento da Comunicação como um ritual participatório no qual e através do qual os seres humanos geram, mantêm e transformam a cultura em que vivem.

Biografía del autor/a

Filipa Subtil, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora doutora nos cursos graduação e pós-graduação em Comunicação, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa

Publicado

07-06-2014

Cómo citar

SUBTIL, F. A abordagem cultural da Comunicação de James W. Carey. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v37i1.1879. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1879. Acesso em: 11 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos