Dos objetos da Comunicação à comunicabilidade sensível: experiência estética e epistemologia da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2209Palavras-chave:
Estética. Comunicação. Sensibilidade.Resumo
O texto examina as ideias que dão núcleo a uma discursividade estética, nas pesquisas em Comunicação: partindo da identificação entre estética e uma axiologia dos juízos sobre produtos da cultura mediática, as teorias da Comunicação vincularam o núcleo estético dos fenômenos do campo ao seu caráter de “artisticidade”. Em vista de uma suposta “virada estética” em ramos mais recentes das teorias da Comunicação, propões-se aqui demarcar os novos significados do “estético”, em sua assimilação à dimensão afetiva e sensorial da sociabilidade, com os corolários de uma comunicabilidade da experiência sensível, na formulação de Herman Parret e Jean-François Lyotard.Downloads
Publicado
14-05-2015
Como Citar
PICADO, B. Dos objetos da Comunicação à comunicabilidade sensível: experiência estética e epistemologia da Comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2209. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2209. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos