Os títulos, as emoções e a utopia

Autores/as

  • Jacques A. Wainberg Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Porto Alegre - RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2211

Palabras clave:

Título. Utopia. Inconsciente Social. Pulsão. Emoção.

Resumen

Este estudo elabora sobre a influência dos títulos jornalísticos na formação do imaginário social. O cálculo mental que os leitores podem realizar durante o processamento deste tipo de informação é também analisado. São identificadas ainda as ‘imagens espelhadas’ e as ‘imagens reflexas’ de uma amostra de 100 títulos publicados na Folha de S. Paulo assim como os rationales aplicados na decifração do material selecionado. Por fim, o estudo testa a recepção de 11 títulos escolhidos e considera a contribuição ‘darwinista’ do Jornalismo às necessidades adaptativas do público ao ambiente. O levantamento revela que o Jornalismo exerce um papel sutil, mas grave na consolidação dos valores do público.

Biografía del autor/a

Jacques A. Wainberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Porto Alegre - RS, Brasil

Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Autor dos seguintes livros: Império de Palavras, Edipucrs, 1997; Casa Grande e Senzala com Antena Parabólica, Edipucrs, 2001; Turismo e Comunicação: a Indústria da Diferença, Ed. Contexto, 2003; Mídia e Terror: Comunicação e Violência Política, Paulus, 2005; A Pena, a Tinta e o Sangue: a Guerra das Idéias e o Islã, Edipucrs, 2007; Línguas Ferinas: um estudo sobre a polêmica e os polemistas, Edipucrs, 2010; Revolucionários, Mártires e Terroristas: a Utopia e suas Consequências, Paulus, 2015 (no prelo).

Publicado

14-05-2015

Cómo citar

WAINBERG, J. A. Os títulos, as emoções e a utopia. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2211. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2211. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos