Mediações no YouTube e o caso "˜Ocupação do Complexo do Alemão': características e dinâmica de uso

Autores/as

  • Sivaldo Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Jornalismo. Maceió - AL, Brasil. Universidade e Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília - DF, Br
  • Pedro Santos Mundim Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Curso de Pós-Graduação em Ciência Política. Goiânia - GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2213

Palabras clave:

YouTube. Cibercultura. Vídeos online. Internet. Cultura digital.

Resumen

O trabalho analisa as postagens de vídeos no YouTube relacionados a ocupação do Complexo do Alemão na cidade do Rio de Janeiro em 2010. O objetivo deste artigo é identificar as principais características da apropriação que usuários fizeram do YouTube tomando como estudo este evento de grande visibilidade pública. O método utilizado consistiu em cruzamentos de informações dispostas nos vídeos e perfis dos usuários balanceando análises quantitativas e qualitativas. Os resultados demonstraram que há predominância de conteúdo jornalístico replicado pelos perfis online, coincidindo com padrões de audiência de emissoras de TV fora da internet. Visualização e interatividade se apresentam como variáveis relacionadas. Detectou-se também uma significativa concentração de postagens por um grupo pequeno de usuários em relação ao total dos vídeos veiculados.

Biografía del autor/a

Sivaldo Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Jornalismo. Maceió - AL, Brasil. Universidade e Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Brasília - DF, Br

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Pós-Doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo  Eletrônico (CEADD), Póscom-UFBA. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor  ad hoc da Unesco e desenvolveu trabalhos de consultoria  junto a outras organizações governamentais e  não-governamentais na área de democracia digital, direitos humanos e políticas públicas de Comunicação. Professor  adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e também professor do Programa de  Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Pedro Santos Mundim, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Curso de Pós-Graduação em Ciência Política. Goiânia - GO, Brasil

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Autor do livro Imprensa e Voto nas Eleições Presidenciais Brasileiras de 2002 e 2006 (Editora UFG, 2013). Pesquisador Visitante do Roger Thayer Stone Center for Latin American Studies da Universidade de Tulane (2009). Pesquisador de Pós-Doutorado Júnior junto ao  Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) do Departamento de Comunicação Social da UFMG (2010).  Assessor Especial do Gabinete e Chefe da Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado

14-05-2015

Cómo citar

SILVA, S. P. da; MUNDIM, P. S. Mediações no YouTube e o caso "˜Ocupação do Complexo do Alemão’: características e dinâmica de uso. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2213. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2213. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos