Comunicação, economia criativa e desenvolvimento local: a experiência do "˜Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania'

Autores/as

  • Jéfte Fernando de Amorim Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2281

Palabras clave:

Comunicação. Economia criativa. Culturas populares. Desenvolvimento local.

Resumen

O estudo analisa as apropriações da economia criativa pelos comunicadores do Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania, no bairro da Bomba do Hemetério, Recife, Pernambuco. Parte-se dos aportes da Comunicação para o desenvolvimento e da perspectiva dos estudos culturais latino-americanos sobre apropriações culturais e culturas populares. Como ferramenta metodológica, utiliza-se o roteiro de entrevista semiestruturada, meio de compreensão do caráter simbólico dessas apropriações. São utilizadas a pesquisa documental e bibliográfica para construção do escopo teórico sobre economia criativa e desenvolvimento local. Destaca-se, desse processo, o uso dos relatórios da Unesco, do Plano da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura do Brasil e de documentos do Programa Bombando Cidadania. A pesquisa conclui que a apropriação da economia criativa contribui com a redução de desigualdades no campo simbólico, mas tem fragilidades materiais para a construção do desenvolvimento local nos contextos populares.

Biografía del autor/a

Jéfte Fernando de Amorim Barbosa

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local. Recife – PE, Brasil)

Publicado

26-10-2015

Cómo citar

BARBOSA, J. F. de A. Comunicação, economia criativa e desenvolvimento local: a experiência do "˜Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania’. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i2.2281. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2281. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos