O testemunho na TV: "˜Profissão Repórter' e a encenação da encenação
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i2.2285Palabras clave:
Testemunho midiático. Televisão. Profissão Repórter. Encenação. Jornalismo.Resumen
O texto discute a encenação televisiva do testemunho a partir do Profissão Repórter, programa exibido pela TV Globo. À luz da segunda edição do programa sobre o fechamento do aterro sanitário Jardim Gramacho, na cidade de Duque de Caxias (RJ), em 2012, busca-se examinar o lugar testemunhal ocupado por repórteres e sujeitos inscritos nessa narrativa. Para tanto, parte-se das proposições relativas a estudos voltados ao chamado media witnessing, especialmente aquelas interessadas nas mediações textuais do testemunho. Em seguida, discute-se o caráter de encenação do regime televisivo de visibilidade, destacando estratégias e ritualidades do objeto em tela. Por fim, analisa-se o caráter encenado do testemunho na televisão, o qual se mostra, ao final, fortemente regido pela lógica de inserção em cena daquele que é filmado por aquele que filma do que pela abertura da instância televisiva à mise en scène dos sujeitos.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.