Monitoramento de redes sociais digitais como estratégia organizacional

Autores/as

  • Elisangela Carlosso Machado Mortari Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzana Fernandes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2357

Palabras clave:

Imagem. Crise. Monitoramento. Organização. Redes

Resumen

Este artigo, cujo tema está relacionado às crises de imagem organizacional e às redes sociais digitais, se articula metodologicamente por meio de pesquisa exploratória que busca compreender a atuação estratégica do profissional de Relações Públicas na antecipação de possíveis crises de imagem organizacional por meio do monitoramento de redes sociais digitais e da interação mútua com os usuários. Assim, após a retomada bibliográfica acerca dos conceitos que balizam o estudo, somados à apropriação das redes sociais digitais pelas organizações contemporâneas, conclui-se que crises de imagem podem ser evitadas por meio do processo de monitoramento e da identificação de sinais que apontam para a iminência da crise. Neste entorno, o estudo apresenta um passo a passo com a aplicação do monitoramento de redes sociais digitais, o qual pode ser adaptado a todos os tipos de organização, auxiliando na identificação de sinais de alerta que precedem as crises.

Biografía del autor/a

Elisangela Carlosso Machado Mortari, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas. Santa Maria-RS, Brasil

Suzana Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras – Espanhol. Santa Maria-RS, Brasil

Publicado

07-04-2016

Cómo citar

MORTARI, E. C. M.; SANTOS, S. F. dos. Monitoramento de redes sociais digitais como estratégia organizacional. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2357. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2357. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos