Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário

Autores/as

  • Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2358

Palabras clave:

Publicidade. Propaganda Social. Trânsito. Análise do Discurso. Imaginário.

Resumen

Este artigo objetiva identificar elementos recorrentes do discurso da Publicidade na composição do imaginário sobre o trânsito, destacando o motorista de automóvel como destinatário preferencial, tanto de campanhas mercadológicas quanto da Propaganda social. Com o suporte teórico e metodológico da Análise do Discurso Francesa, traça-se um comparativo entre diversas peças publicitárias veiculadas a partir de 1990. Os efeitos de sentido são evidenciados a ponto de se questionar a escolha da abordagem e da própria Propaganda como ferramenta de mudança comportamental num país onde o automóvel, mais que um objeto de desejo do indivíduo, é um objeto de desejo do Estado. Ao final, vislumbram-se algumas perspectivas sobre a segurança no trânsito.

Biografía del autor/a

Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Doutorado em Ciência Política. Câmara dos Deputados, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Programa de Pós-Graduação. Brasília – DF, Brasil)

Publicado

07-04-2016

Cómo citar

MENEGUIN, A. M. P. L. Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2358. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2358. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos