Ressonâncias da Tropicália no cinema brasileiro: uma análise comparada de "˜Macunaíma' e "˜Tenda dos Milagres'

Autores/as

  • Pedro Vinicius Asterito Lapera Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Núcleo de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro-RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2360

Palabras clave:

Cinema brasileiro. Raça. Etnicidade. Macunaíma. Tenda dos Milagres.

Resumen

Por meio da análise fílmica e da documentação referente à recepção de Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969) e de Tenda dos Milagres (Nelson Pereira dos Santos, 1976), avaliaremos como o debate sobre raça e etnicidade foi articulado no campo do cinema brasileiro por seus intelectuais após o golpe civil-militar de 1964. Partindo de uma pesquisa bibliográfica inicial sobre o tema, elegemos como foco a apropriação das conquistas estéticas da Tropicália pelos intelectuais ligados ao cinema brasileiro. O objetivo de reunir filmes não tão próximos no mesmo artigo é avaliar o efeito temporal sobre o papel dos intelectuais na transformação do debate sobre raça e etnicidade no campo do cinema brasileiro. Desse modo, enquanto Macunaíma fez parte do “momento tropicália”, Tenda dos Milagres aproveitou os ganhos estéticos do movimento, ressoando posteriormente a guinada no papel dos intelectuais no campo do cinema brasileiro.

Biografía del autor/a

Pedro Vinicius Asterito Lapera, Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Núcleo de Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Publicado

07-04-2016

Cómo citar

LAPERA, P. V. A. Ressonâncias da Tropicália no cinema brasileiro: uma análise comparada de "˜Macunaíma’ e "˜Tenda dos Milagres’. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2360. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2360. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos