<b>A Carta ao Leitor de Veja: um estudo histórico sobre editoriais</b>

Autores

  • Carla Luciana Silva

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i1.239

Palavras-chave:

Revista Veja. Imprensa e hegemonia. Imprensa e poder. Editoriais

Resumo

Esse artigo traz um estudo, a partir da perspectiva histórica, sobre os editoriais da revista Veja relativos ao período de 1989 a 2002. Busca apreender o sentido da seção para a publicação, defendendo que a mesma constitui um espaço privilegiado para a criação discursiva do "sujeito-Veja". Essa é uma forma de apagar os interesses concretos da revista em sua ação enquanto aparelho privado de hegemonia. Nos editoriais percebemos como a revista busca se construir como intérprete da história atual, ocultando seu papel enquanto parte interessada nessa mesma história.

Downloads

Publicado

28-03-2009

Como Citar

SILVA, C. L. <b>A Carta ao Leitor de Veja: um estudo histórico sobre editoriais</b>. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 32, n. 1, p. Pág. 89, 2009. DOI: 10.1590/rbcc.v32i1.239. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/239. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos