<b>Vídeo digital: identidades e representações das culturas populares</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i1.243Palabras clave:
Comunicação Popular. Identidades. Representações. Cultura Popular. Inclusão Digital. Tecnologias da InformaçãoResumen
A questão da inclusão digital envolve os processos de hibridação dos códigos da cultura massiva com os códigos das culturas populares. Nesse sentido, buscou-se compreender como jovens de contexto popular representam sua identidade a partir das apropriações do vídeo digital. Sendo o vídeo o pano de fundo para as construções identitárias, concentramo-nos na análise técnico iconográfica combinada com o método da análise iconológica. Como resultado, encontramos identidades fragmentadas, contraditórias e voláteis a exemplo dos códigos da cultura massiva hegemônica. O estudo também demonstrou a importância do papel social do vídeo e oferece pistas de como essas culturas vem se apropriando da tecnologia para serem produtoras do que vai ser consumido no massivo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.