O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i2.2435Palabras clave:
Televisão. Audiovisual. Linguagens híbridas. Propaganda. Linguagem.Resumen
A cultura audiovisual vem cada vez mais ganhando espaço, e os avanços tecnológicos contribuem,vertiginosamente, para o seu desenvolvimento e sua abrangência. Assim, este estudo tem como temáticaa cultura audiovisual, e como objetivo de pesquisa, discutir a importância das imagens natelevisão. Para tanto, selecionamos um exemplo de propaganda televisiva observada no ano de 2006, que inspirou uma reflexão crítica sobre a importância das linguagens híbridas na televisão, ilustrandoa interferência dessas na produção do sentido na mensagem televisiva. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos as concepções de imagem e linguagens híbridas de Lúcia Santaella. A partir da análise da propaganda ora proposta concluímos que sua constituição é mais icônica do que de verbal, mas que se insere numa concepção dialógica, constituindo-se, portanto, por meio de um processo criativo de produção de significados.Publicado
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