<b>O discurso na Comunicação Organizacional: uma abordagem semiolingüística na inter-relação linguagem e trabalho</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v32i1.244Palabras clave:
Comunicação organizacional. Semioling¼ística. Discurso. Linguagem. TrabalhoResumen
Este estudo aborda a construção do sentido no discurso presente em um texto specífico do informativo diário de comunicação interna, online, de uma instituição bancária. Fundamentado na perspectiva semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992; 1995; 2001), o objetivo é de descrever e analisar: (1) a situação de comunicação na qual se encontram os participantes da relação contratual; (2) as estratégias de mise en scène, de ordem enunciativa, utilizadas pelo sujeito enunciador na modalização do discurso e na construção dos papéis enunciativos; (3) as estratégias de mise en scène, de ordem enunciatória e semântica utilizadas pelo sujeito enunciador para a realização da finalidade do ato de comunicação. Constatou-se que o texto analisado apresenta alto grau de complexidade, considerando sua organização sintática, semântica e discursiva.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.