Excurso sobre media, tecnologia e trabalho

Autores

  • Esser Silva Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, Programa Doutoral em Estudos da Comunicação. Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v40i1.2637

Palavras-chave:

Media, Trabalho, Tecnologia, Metamorfose, Inovação

Resumo

Este artigo discute o problema do desemprego em consequência das mutações tecnológicas e da persistência analítica dos media na abordagem do trabalho desligado das metamorfoses a que este tem sido sujeito. A aceleração dos processos produtivos e a introdução de novas tipologias como flexibilidade e inovação corporizam novas variáveis que desligam o ser humano do material, desvalorizando-se o conhecimento e o imaterial, pela impossibilidade de os transformar em mercadoria. Visto por meio do trabalho, o impacto dicotómico entre a humanidade e tecnociência toma a inovação como fim em si, introduzindo nos media uma abordagem em que o seu papel de mediador dos fenómenos em metamorfose se concebe segundo a inexistência do papel da tecnologia, dando-se assim uma narrativa irreconciliada entre a abordagem dos media e realidade social.

Publicado

25-05-2017

Como Citar

SILVA, E. Excurso sobre media, tecnologia e trabalho. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 1, 2017. DOI: 10.1590/rbcc.v40i1.2637. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2637. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos