Conteúdo ou Dinheiro? Diferenças entre as políticas de comunicação dos governos Dilma e Temer no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Política de comunicação, Governo Federal, Brasil

Resumen

O texto discute diferentes estratégias de comunicação de governos a partir de um estudo de caso específico: a transição entre os governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) na presidência da República Federativa do Brasil. Utilizando dados das prestações de contas mensais do Governo Federal, comparamos os gastos dos dois presidentes com a produção de conteúdos a serem veiculados em meios públicos ou estatais, com gastos de produção e veiculação no sistema comercial de comunicação. Propomos uma tipologia de atuação frente às estratégias comunicacionais, que vai de governo mais passivo e dependente do sistema privado até governo mais ativo e voltado para os próprios meios de comunicação. Os dados mostram que a principal diferença entre Dilma e Temer é que a primeira investiu mais em comunicação própria, com baixa audiência, enquanto o último aumentou os gastos com os meios tradicionais do sistema privado de comunicação.

Biografía del autor/a

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná

Professor associado no departamento de Ciência Política.
Professor permanente do programa de pós-graduação em Comunicação.
Professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência Política

Fernanda Cavassana de Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência Política pelo programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (PPGCP-UFPR)

Publicado

02-12-2019

Cómo citar

CERVI, E. U.; CARVALHO, F. C. de. Conteúdo ou Dinheiro? Diferenças entre as políticas de comunicação dos governos Dilma e Temer no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2666. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos