Sentidos culturais da Radio Rebelde Zapatista: imaginários de outros mundos possíveis

Autores/as

  • Ismar Capistrano Costa Filho Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Jornalismo. Fortaleza - CE, Brasil

Palabras clave:

Sentidos Culturais. Usos Sociais. Matrizes culturais. Rádio. Zapatistas.

Resumen

Analisar as sociabilidades da Radio Rebelde Zapatista compreendidas a partir da proposta teóricometodológica de Jesús Martín-Barbero, como a relação entre as matrizes culturais e as competências de recepção, é o objetivo principal deste artigo. A emissora é uma rádio da comunidade zapatista do Caracol Resistência e Rebeldia pela Humanidade, localizada no Estado Mexicano de Chiapas. A programação possui fortes traços da matriz simbólico-dramática dos povos indígenas com conteúdos críticos de cunho racional-ilustrado. Os ouvintes se apropriam da rádio através de imaginários que conectam suas vivências em coletivos e comunidades autônomas e suas memórias de engajamento nas lutas sociais.

Publicado

31-08-2017

Cómo citar

COSTA FILHO, I. C. Sentidos culturais da Radio Rebelde Zapatista: imaginários de outros mundos possíveis. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2694. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos