"Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!": política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil

Autores/as

  • Richard Romancini Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes. São Paulo - SP, Brasil
  • Fernanda Castilho Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Comunicações e Artes. São Paulo - SP, Brasil. Governo do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia Padre Danilo José de Oliveira Ohl. Barueri - SP, Brasil

Palabras clave:

Juventude. Mobilização. Engajamento. Midiativismo. Política Participativa.

Resumen

O movimento das ocupações das escolas públicas no estado de São Paulo, realizado por jovens estudantes no final de 2015, marcou mais uma série de protestos reivindicatórios por melhores condições de ensino no Brasil. Nestes eventos, os adolescentes participantes ganharam voz ao utilizar as mídias como espaço de mobilização, criando conteúdos que serão analisados neste artigo à luz do conceito de política participativa (COHEN; KAHNE, 2011; JENKINS, 2016) e sua interface com juventude e tecnologias. Tal proposta engloba a análise sistemática da produção dos ativistas (textos, imagens e vídeos) em 42 páginas da rede social Facebook, com objetivo de perceber o uso das mídias e seu papel no contexto mobilizatório. A intersecção entre cultura popular, engajamento afetivo e luta política, evidenciada pelas análises, foi um dos principais resultados do trabalho.

Publicado

31-08-2017

Cómo citar

ROMANCINI, R.; CASTILHO, F. "Como ocupar uma escola? Pesquiso na Internet!": política participativa nas ocupações de escolas públicas no Brasil. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 40, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2697. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos