Merchandising social na telenovela brasileira: conscientização e sustentabilidade em Velho Chico

Autores/as

  • Gisela G. S. Castro Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo.
  • Beatriz Braga Bezerra Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo.

Palabras clave:

Telenovela, Merchandising social, Sustentabilidade

Resumen

A telenovela eÌ uma das principais narrativas audiovisuais no cenaÌrio midiaÌtico nacional. A Rede Globo, liÌder no setor, rma como grande caracteriÌstica de suas tramas a presença de temaÌticas de cunho social que ajudam a promover a conscientização e o debate entre os telespectadores. Esse artigo pretende discutir as inserções sociais, chamadas de merchandising social, examinando como a temaÌtica da sustentabilidade ambiental foi trabalhada em Velho Chico. Lopes e Orozco GoÌmez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) e Baccega (2003) são alguns dos autores que dão suporte teoÌrico a esse estudo. Como recorte empiÌrico, são analisadas cenas selecionadas evidenciando os conteuÌdos abordados e as caracteriÌsticas desse tipo de construção narrativa que visa, sobretudo, fomentar a interação com a telenovela por meio da identi cação do momento vivido com a trama elaborada para o espetaÌculo.

Biografía del autor/a

Gisela G. S. Castro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo.


Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós-doutorado em Sociologia (University of London). Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo.

Beatriz Braga Bezerra, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), São Paulo.

Doutoranda no Programa de Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM e Bolsista Capes/Prosup. Integrante do Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo do PPGCOM/ESPM.

Publicado

17-01-2019

Cómo citar

CASTRO, G. G. S.; BEZERRA, B. B. Merchandising social na telenovela brasileira: conscientização e sustentabilidade em Velho Chico. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2741. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos