Merchandising social na telenovela brasileira: conscientização e sustentabilidade em Velho Chico
Palabras clave:
Telenovela, Merchandising social, SustentabilidadeResumen
A telenovela eÌ uma das principais narrativas audiovisuais no cenaÌrio midiaÌtico nacional. A Rede Globo, liÌder no setor, rma como grande caracteriÌstica de suas tramas a presença de temaÌticas de cunho social que ajudam a promover a conscientização e o debate entre os telespectadores. Esse artigo pretende discutir as inserções sociais, chamadas de merchandising social, examinando como a temaÌtica da sustentabilidade ambiental foi trabalhada em Velho Chico. Lopes e Orozco GoÌmez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) e Baccega (2003) são alguns dos autores que dão suporte teoÌrico a esse estudo. Como recorte empiÌrico, são analisadas cenas selecionadas evidenciando os conteuÌdos abordados e as caracteriÌsticas desse tipo de construção narrativa que visa, sobretudo, fomentar a interação com a telenovela por meio da identi cação do momento vivido com a trama elaborada para o espetaÌculo.
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