Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia

Autores/as

  • Terezinha Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lívia Moreira Barroso Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palabras clave:

Modo de endereçamento, Radiojornalismo, Interpretação de produtos radiofônicos, Jornal da Itatiaia, Jornalismo e sociedade

Resumen

O artigo discute o potencial do conceito de modo de endereçamento para analisar a maneira como programas de raÌdio se relacionam com a sua audieÌ‚ncia por meio da construção de um estilo proÌprio. Analisou-se duas semanas (edições de 18 a 23 de julho de 2016 e de 10 a 15 de abril de 2017) do jornal da raÌdio Itatiaia, de Minas Gerais, a partir de algumas das principais dimensões de anaÌlise do modo como o programa se endereça ao puÌblico. Constatou-se que o papel da apresentadora, a organização de temas, a distribuição de pro ssionais na cobertura jornaliÌstica e a publicidade são componentes fundamentais nas estrateÌgias de endereçamento do Jornal da Itatiaia.

 

Biografía del autor/a

Terezinha Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora  do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina - graduação e pós-graduação. Graduada em Comunicação/Jornalismo pela UFSC, mestre em Educação também pela UFSC, e doutora em Comunicação pela Université Paris Ouest Nanterre e UFMG (cotutela). Pós-doutorado pelo PPGCOM/UFMG. É uma das líderes do TRANSVERSO - Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, e pesquisadora associada ao GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade), do PPGCOM/UFMG.

Publicado

17-01-2019

Cómo citar

SILVA, T.; BARROSO, L. M. Modos de endereçamento em programas de rádio: o Jornal da Itatiaia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2816. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Arena