<b>Sociedades de conhecimento para todos: estratégias de mídia e comunicação</b>

Autores/as

  • Fatma Alloo

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v30i1.282

Resumen

O artigo discute os desafios apresentados pelas sociedades do conhecimento sob uma perspectiva africana, baseada no contexto de Zanzibar. A importância do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o valor da informação para a população local, a predominância de temas como conteúdo, alfabetização, língua e usabilidade, bem como a necessidade de regulamentações governamentais e investimento em infra-estrutura. Oferece exemplos de como a sociedade civil tem conseguido favorecer o processo de empoderamento e enfatiza que o poder do conhecimento e a tecnologia usada em sua disseminação por meio da mídia deve ser desmitificado. Abstract The article discusses, from an African perspective, based on the Zanzibarian context, the challenges presented by the knowledge societies. The importance of access to information and communication technologies (ICT) and the value of information to local people, the predominance of issues like content, literacy, language and usability, the necessity of government regulation and investments in infrastructure as well. It offers examples of how civil society is enabling a process of empowerment, and emphasises that the power of knowledge and the technologies used in dissemination of this knowledge through the media must be demystified. Resumen El artículo discute, desde una perspectiva africana basada en el contexto de Zanzibar, los retos presentados por las sociedades del conocimiento. La importancia del acceso a las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) y el valor de la infomación para la población local, la predominancia de temas como contenido, alfabetización, lengua y usabilidad, así como la necessidad de regulaciones gubernamentales y inversiones en infraestructura. Ofrece ejemplos de como la sociedad civil viene consiguiendo favorecer al proceso de empoderamiento y acentua que el poder del conocimiento y la tecnología empleada para su difusión por los medios tiene que ser desmitificada.

Publicado

27-08-2007

Cómo citar

ALLOO, F. <b>Sociedades de conhecimento para todos: estratégias de mídia e comunicação</b>. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 30, n. 1, p. Pág. 95, 2007. DOI: 10.1590/rbcc.v30i1.282. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/282. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos