Um Ensaio Teórico sobre a influência da Teoria da Troca Social e da Co-Criação de Valor no Crowdfunding

Autores/as

  • Camila da Silva Schmitt Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Docência na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí e FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Martin de La Martinière Petroll Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC)

Palabras clave:

Teoria da Troca Social, Co-criação de Valor, Crowdfunding, Financiamento Colaborativo, Crowdfunders

Resumen

O presente ensaio teórico investigou o fenômeno do crowdfunding a partir da Teoria da Troca Social e da Co-criação de Valor no intuito de estabelecer proposições de pesquisas futuras. Percebeu-se que crowdfunding apresenta dinâmicas de co-criação em seus processos, onde os potenciais apoiadores - crowdfunders - envolvidos trabalham em estreita colaboração com o empresário de forma cooperativa, participando ativamente do desenvolvimento do projeto instaurado com feedbacks. Notou-se a plataforma crowdfunding como intermediário que facilita a interação repetida entre o proponente e apoiadores, criando valor não só financeiro. Mostrou que a criação e troca de novos conhecimentos na fase de inovação gera benefícios não financeiros ao projeto, uma vez que ganha a possibilidade de adaptar a proposta de valor ao mercado sem a necessidade de dispendiosas pesquisas. Conclui-se apresentando proposições de futuras pesquisas, como: concentrar esforços para analisar o conteúdo específico trabalhado em projetos bem-sucedidos de crowdfunding e compreender como pode auxiliar em estratégias de reciprocidade no contexto de troca social e co-criação de valor. 

Biografía del autor/a

Camila da Silva Schmitt, Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Docência na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí e FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (2014). Graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior (2011). Professora e orientadora de graduação nos cursos de Tecnologia em Comércio Exterior na Universidade Regional de Blumenau (FURB), e nos cursos de Administração e Tecnologia em Marketing na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Martin de La Martinière Petroll, Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC)

Professor Adjunto C1 do Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC). Doutor (2013) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período de doutorado-sanduíche na Boston College (Boston/MA/EUA). Mestre (2007) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado (2003) em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFSC) e do Curso de Administração (CAD-UFSC). Linha de pesquisa: Marketing, Comunicação, Comportamento do Consumidor. Autor de diversos artigos publicados em revistas científicas e anais de eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa registrado na UFSC e no CNPq, denominado: Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO).

Publicado

19-03-2021

Cómo citar

DA SILVA SCHMITT, C.; DE LA MARTINIÈRE PETROLL, M. Um Ensaio Teórico sobre a influência da Teoria da Troca Social e da Co-Criação de Valor no Crowdfunding. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2834. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos