A centralidade do telejornal no ambiente midiático convergente: repensando como as interações entre produção e recepção atribuem sentidos aos Jogos Rio2016
Palabras clave:
Jogos Rio2016, Televisão, Telejornalismo, Audiências, EmoçãoResumen
O artigo propõe uma re exão sobre a cobertura televisiva dos Jogos Rio 2016 e interações entre produção e recepção no ambiente midiaÌtico convergente. A partir das dimensões teoÌrico- metodoloÌgicas da AnaÌlise Televisual e da Semiologia dos Discursos Sociais, este trabalho apresenta uma leitura criÌtica da cobertura do Jornal Nacional dos Jogos Rio 2016 e dos comentaÌrios na paÌgina do Facebook deste telejornal. O estudo revela que as interações nas plataformas digitais durante as transmissões ao vivo estão imbricadas em motivações emocionais, que podem deslocar o interesse do puÌblico do acontecimento em si para a PoliÌtica. Observamos que as audieÌ‚ncias tendem a construir signi cações distintas dos enquadramentos e sentidos propostos pelas enunciações telejornaliÌsticas.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.