Narrativas jornaliÌsticas da greve geral da Argentina e Brasil de 2017: intrigas, conflitos e personagens
Palabras clave:
Narrativa jornalística, Argentina, Brasil, Greve, LinguagemResumen
Neste artigo, apresentamos uma anaÌlise da narrativa jornaliÌstica sobre a greve geral ocorrida na Argentina em 6 de abril de 2017 e no Brasil em 28 de abril de 2017. A partir de uma anaÌlise comparativa de dois eventos poliÌticos de grande proporção, buscamos identi car similaridades e diferenças na narrativa jornaliÌstica da greve geral em dois jornais de ampla circulação nacional: ClariÌn e Folha de S. Paulo. O corpus eÌ composto por manchetes e chamadas de capa de sete edições de cada jornal, tratado quantitativamente no Iramuteq e qualitativamente a partir do referencial metodoloÌgico da anaÌlise de narrativa. A anaÌlise do corpus evidenciou a construção de narrativas jornaliÌsticas distintas para reportar eventos poliÌticos com pautas similares e apontou para a necessidade de os meios de comunicação garantirem espaço para a pluralidade de vozes, assim como garantir o espaço do contraditoÌrio nas narrativas jornaliÌsticas.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.