O trabalhismo de Jango em imagens: os cinejornais da Agência Nacional (1963-1964)

Autores

  • Tatyana Maia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre - RS, Brasil
  • Cássio Albernaz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre - RS, Brasil
  • Cristiane Mitsue Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Escola de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Porto Alegre - RS, Brasil

Palavras-chave:

Cinejornais. Trabalhismo. Imagens públicas. Propaganda política. Comunicação oficial.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a construção da imagem oficial de João Goulart e seu governo a partir do cinejornal Atualidades da Agência Nacional, produzido entre 1963-1964. Busca-se compreender, através da produção audiovisual oficial, como Goulart requalificou o trabalhismo, reforçando o seu projeto político de promoção da justiça social. A mobilização de diversos setores sociais (movimento operário, movimento estudantil, ligas camponesas) favoreceu a radicalização do trabalhismo proposto por Goulart. Os cinejornais produzidos nos anos de 1963 e 1964 irão tratar dos principais pilares desse "trabalhismo radical": a reforma agrária, a política externa independente e a parceria entre os trabalhadores urbanos e o presidente da República.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

MAIA, T.; ALBERNAZ, C.; MITSUE, C. O trabalhismo de Jango em imagens: os cinejornais da Agência Nacional (1963-1964). Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3047. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos