A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão

Autores/as

Palabras clave:

Douglas Kellner, Estudos de mídia, Teoria crítica, Crítica transcendente, Crítica imanente

Resumen

Orientado pelo método crítico, Douglas Kellner desqualifica a linha do marxismo ortodoxo, muito focada na economia, e segue a vertente político-culturalista, baseada teoricamente na crítica imanente. Ele busca uma abordagem que preserve a crítica ideológica, no sentido de crítica à dominação de classe, ao mesmo tempo que essa deve incorporar outras críticas que melhor reflitam a cultura contemporânea - questões de gênero e raça, por exemplo. Sob essa visão, Kellner avança na pesquisa e análise de produções culturais relacionadas ao cinema e à televisão, sempre as vinculando ao contexto histórico dos Estados Unidos. Sua análise, de início, mostra-se alinhada à crítica imanente, mas, ao fim, parece mais próxima da crítica transcendente, conforme ela toma forma de relato classificatório.

Biografía del autor/a

Otávio Daros, PUCRS

Mestrado em Comunicação Social pela PUCRS. Graduado em Jornalismo pela mesma instituição.

Publicado

19-08-2019

Cómo citar

DAROS, O. A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3070. Acesso em: 4 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos