Influenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática
Palabras clave:
Influência social, Mudança de atitudes, Mudança de comportamentos, Comportamento do consumidor, PublicidadeResumen
Persuadir consumidores é o objetivo fundamental de grande parte dos anúncios publicitários. Entretanto, poucas campanhas têm uma teoria para fundamentar mensagens que busquem mudar atitudes ou comportamentos. A psicologia social supre essa necessidade ao oferecer princípios e táticas empiricamente testados que podem ser aplicados à anúncios publicitários. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar a relevância e discutir teorias psicossociais referentes à mudança de atitudes e à influência social. Mais especificamente, o estudo articula os principais quadros teóricos utilizados no campo, propondo uma interface entre eles e indicando os princípios de Armstrong (2010) como uma alternativa para o uso sistemático da evidência empírica no processo de desenvolvimento de anúncios. Armstrong organizou os achados de pesquisas sobre mudança atitudinal e comportamental em termos de 195 princípios que podem ajudar anunciantes a projetarem campanhas mais persuasivas, resumindo, ao longo de 16 anos, o conhecimento de mais de 3.000 estudos. O trabalho discute ainda as diversas possibilidades de uso prático das teorias e métodos da psicologia social, visando potenciais benefícios para a indústria publicitária.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.