As características dos jornais como poder cultural: releituras da teoria do jornalismo proposta por Otto Groth

Autores/as

Palabras clave:

Otto Groth, Epistemologia, Jornalismo, Cultura, Características dos Jornais

Resumen

O jornalismo, como um produto cultural que resulta de necessidades sociais, é objeto de sistemática e complexa exposição por parte de Otto Groth. O objetivo deste texto é analisar as vinculações que o autor estabelece das características do jornalismo com a cultura, entendendo o jornal como materialização especializada de sentidos presentes na sociedade. Em revisão de textos que estudam a obra de Groth, identificamos a ausência de reflexões sobre o arcabouço neokantiano que estrutura as proposições do autor. Neste ensejo, apresentamos uma análise conceitual da ciência jornalística como ciência do espírito, para depois explorar as características dos jornais: periodicidade, atualidade, universalidade e publicidade.

Biografía del autor/a

Cintia Xavier, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil). Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos.  Lidera o Grupo de Pesquisa Lógicas de Produção e Consumo no Jornalismo. Coordenadora da revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo.

Felipe Simão Pontes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil). Doutor em Sociologia Política pela UFSC. Lidera o Grupo de Pesquisa Jornalismo, Conhecimento e Profissionalização.

Publicado

19-08-2019

Cómo citar

XAVIER, C.; PONTES, F. S. As características dos jornais como poder cultural: releituras da teoria do jornalismo proposta por Otto Groth. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3131. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos