Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010)
Palabras clave:
Documentário, Região Sul, Perfil, Cineastas Mulheres, Produção CinematográficaResumen
De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas 07 para que, a partir de entrevistas semi-estruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam estas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentário no Brasil. A maioria das cineastas entrevistadas tem formação em Cursos de Comunicação Social, onde conheceram e se envolveram com o cinema e o audiovisual. É consenso entre as realizadoras que a principal dificuldade em se produzir na região está atrelada à dependência financeira, mas reconhecem que sem o aporte público o cenário do documentário teria sido diferente no período estudado. Sobre os temas dos filmes, apenas duas delas assumem uma busca por personagens e assuntos femininos, as demais apostam no olhar particularizado da cineasta, em que seus pontos de vistas são marcados pela experiência de ser mulher.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.