Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileira

Autores/as

Palabras clave:

Imagens de arquivo, Método de análise, Ditadura militar, Cinema Brasileiro, Filme doméstico

Resumen

O artigo propõe apresentar o processo de construção de um método de análise de imagens de arquivo retomadas pelo cinema contemporâneo. Nosso intuito é apresentar o desenvolvimento desse campo de pesquisa, o modo como analisamos os arquivos nos seus caminhos da tomada à retomada, o cruzamento dos documentos, os desafios encontrados, a particularidade da situação arquivística brasileira. Para demonstrar o método em ação analisamos imagens domésticas dos tempos da ditadura militar brasileira retomadas em Que bom te ver viva (Lúcia Murat, 1989).

Biografía del autor/a

Thais Continentino Blank, Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas CPDOC/FGV. Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais CPDOC/FGV.

Professora Adjunta da Escola de Ciências Sociais da FGV e do Programa da Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais CPDOC/FGV. É coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC. Em 2015, defendeu a tese de doutorado Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro (1920 -1965) obtendo o título de Doutor pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2012 coordena o grupo de trabalho Outros Filmes; no âmbito do congresso internacional da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal. Co-organizadora do livro Arquivos em Movimento (2017), publicado pela Editora FGV em inglês e português. Em 2016, co-organizou um dossiê especial para a revista portuguesa Aniki, dedicado aos filmes órfãos e efêmeros. Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais

Patricia Furtado Mendes Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio

Doutora em Comunicação Social pela ECO-UFRJ, realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2014/2015), com bolsa CNPQ. É professora do curso de Comunicação Social - Cinema da PUC/Rio. Participa, desde 2009, de grupos de pesquisa financiados pelo CNPQ que tratam das questões do arquivo, da montagem, da tomada, da retomada, da história e da memória, em especial da ditadura militar. Organizou seminários, publicou artigos, capítulos de livros e dedica-se à pesquisa desses temas, com participações em congressos, colóquios, seminários nacionais e internacionais. Co-organizadora do livro Arquivos em Movimento (ed.FGV, 2017). Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional de Cinema e História (USP).

Publicado

07-09-2020

Cómo citar

BLANK, T. C.; MENDES MACHADO, P. F. Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileira. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3156. Acesso em: 4 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos