Cooperativas de Comunicadores: possibilidades, contradições e cenário argentino

Autores/as

  • Rafael Grohmann Faculdade Cásper Líbero

Palabras clave:

Comunicação, Cooperativas, Trabalho, Argentina, Alternativas

Resumen

O artigo tem por objetivo situar o debate sobre cooperativas de trabalhadores de comunicação. Para tanto: a) posiciona a discussão em um cenário de flexibilização e individualização das situações de trabalho dos comunicadores; b) discute a atualidade das cooperativas, entre possibilidades de utopias reais e projetos radicais e contradições envolvendo o modo de produção capitalista; c) descreve algumas experiências cooperativas de trabalhadores de comunicação, com ênfase no cenário argentino atualmente, onde a área de comunicação foi a que mais cresceu em termos de cooperativas nos últimos dois anos.

Biografía del autor/a

Rafael Grohmann, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Coordenador do grupo de pesquisa DigiLabour: comunicação, mundo do trabalho e tecnologias digitais. Co-autor do livro “As mudanças no mundo do trabalho do jornalistaâ€. E-mail: rafael-ng@uol.com.br

Publicado

02-12-2019

Cómo citar

GROHMANN, R. Cooperativas de Comunicadores: possibilidades, contradições e cenário argentino. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3160. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos