Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação

Autores/as

Palabras clave:

Alfabetização Informacional e Midiática, Competências Infocomunicacionais, New Media Literacy, Base Nacional Comum Curricular-BNCC, Ensino Médio

Resumen

Das 10 competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo desse artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e os avanços conceituais acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicacionais. Como metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica sobre os conceitos relacionados à Alfabetização Informacional (Alfin) e Midiática, Competências Infocomunicacionais e New Media Literacy; além de análise da BNCC à luz das discussões teóricas. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se apropriação pela BNCC de referências teóricas atuais, tendo correlação maior com as competências em informação, que se referem à capacidade de localizar, avaliar e aplicar a informação.

Biografía del autor/a

Daniela de Assis Silva, Universidade Federal da Bahia

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom)

Jussara Borges, UFBA

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia

Publicado

04-12-2020

Cómo citar

SILVA, D. de A.; BORGES, J. Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3209. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos