A mulher no Facebook: uma análise a partir do Sexismo Ambivalente
Palabras clave:
Rede Social. Facebook. Mulher. Sexismo. Violência.Resumen
O sexismo, compreendido como atitudes negativas contra as mulheres, pode ser manifestado sob uma forma hostil ou benevolente. A partir disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, de caráter documental, que teve como objetivo analisar conteúdos sexistas em páginas do Facebook dirigidas ao público masculino. Fez-se uma análise de conteúdo das postagens selecionadas tendo como referência a Teoria do Sexismo Ambivalente. Os resultados indicaram que o sexismo hostil ainda é fortemente compartilhado, evidenciado por postagens que tentam controlar o comportamento, depreciar a capacidade e objetificar o corpo da mulher. Expressões do sexismo benevolente também foram identificadas, com a especificidade de que são formas facilmente propagadas devido ao caráter aparentemente positivo, velado por um discurso de cuidado, proteção e humor. Tais resultados mostram que o sexismo mantém-se e segue difícil de ser combatido, uma vez que não é facilmente percebido pela sociedade.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.