Potencial explicativo dos estudos de recepção no contexto do Big Data

Autores/as

Palabras clave:

Estudos de Recepção, Big Data, Sistema, Mapas Barberianos, Hegemonia

Resumen

Discutimos as relações de comunicação, circulação e produção de sentidos no cenário de manipulação, controle e poder da informação. Procuramos responder à questão: como os estudos de recepção tratam os desafios colocados pelo Big Data na extração, mineração e análise de dados com vistas à manipulação de comportamentos? A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica para a análise crítica e comparativa das perspectivas autorais. Trabalha-se o conceito de sistema, para contestar sua produtividade nas pesquisas de recepção. Como resultado da discussão, os mapas barberianos são retomados em perspectiva, para recolocarmos a história e os conflitos sociais no centro das disputas por hegemonia de sentidos, os quais devem ser problematizados pelos estudos de recepção no contexto social atual.

Biografía del autor/a

Roseli Figaro, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil

Professora Doutora coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunciação da USP. Diretora de Relações Internacionais da Intercom. Cloordenadora do Centro de Pesquisa em Comunciação e Trabalho - CPCT-USP/CNPq.

Publicado

02-12-2019

Cómo citar

FIGARO, R. Potencial explicativo dos estudos de recepção no contexto do Big Data. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3430. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Arena