Novas formas de visibilidade: representações de gênero e raça no audiovisual em Goiás
Palabras clave:
Cineastas negros, Audiovisual goiano, Visibilidade, Representação, Gênero e raça.Resumen
Embora no cinema brasileiro ainda predomine um ponto de vista branco e masculino, da produção de curtas-metragens em contextos regionais tem surgido diferentes vozes e perspectivas. Exemplo disso é a atuação de três jovens cineastas negros em Goiás: Vanessa Goveia, Tothi Cardoso e Raphael Gustavo da Silva e seus respectivos curtas (Viúva Negra, A Câmera de João e A Piscina de Caíque), a partir dos quais investigamos a intersecção de gênero e raça no audiovisual goiano. Com base no contexto de produção e na metodologia de análise fílmica, identificamos novas formas de visibilidade negra nas telas e atrás das câmeras.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.