A "Pedagogia da Autonomia" de Freire e a "Autocomunicação de Massa" de Castells no fortalecimento do protagonismo estudantil na educação híbrida em tempos de pandemia

Autores/as

Palabras clave:

Autonomia, Autocomunicação de Massa, Protagonismo Estudantil, Educação Híbrida

Resumen

Este artigo busca extrair as contribuições dos conceitos de "Autonomia" de Paulo Freire e de "Autocomunicação de Massa" de Manuel Castells para ajudar na compreensão dos processos de fortalecimento do protagonismo estudantil em tempos de hibridismo na educação. Como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, aplicando a técnica de pesquisa bibliográfica, a fim de analisar a literatura dos conceitos supracitados dentro do atual contexto de Covid-19. Entre os resultados da pesquisa, além de consolidar o princípio do protagonismo estudantil como o "pilar central" para o êxito da educação híbrida, evidenciou-se a urgente necessidade de, inicialmente, alfabetizar e conscientizar o estudante à cidadania digital e, concomitantemente, alinhar os atuais paradigmas pedagógicos universitários ao novo perfil do estudante da era digital.

 

Biografía del autor/a

Talvacy Chaves de Freitas, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)

Possui graduação em Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba e Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Possui bacharelado e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (2012) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em co-tutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Apodi, RN. 

Juciano de Sousa Lacerda, UFRN/Docente Magistério Superior

Professor Associado II do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona-UAB (Bolsista da Capes/Programa de Estágio Sênior no Exterior, 2017-2018). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). É coordenador do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia (PRAGMA-UFRN). É pesquisador do projeto de inovação Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021). Coordenou na UFRN o PROCAD Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: Usos Midiáticos, Culturais e Linguagens (USP/UFRN/UFMS, EDITAL N° 071/2013 - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇO ACADÊMICA - 2014-17). Coordenou o GT Comunicação e Cidadania da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, para o exercício 2017-2018.

Publicado

14-12-2021

Cómo citar

DE FREITAS, T. C.; LACERDA, J. de S. A "Pedagogia da Autonomia" de Freire e a "Autocomunicação de Massa" de Castells no fortalecimento do protagonismo estudantil na educação híbrida em tempos de pandemia. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3538. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos