Amazonas, Amazonas de Glauber Rocha e a música de Villa-Lobos: representações entre passado, presente e futuro

Autores/as

  • Luiza Beatriz Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Cinema Novo, Glauber Rocha, Villa-Lobos, Cinema e Música, Representações

Resumen

Glauber Rocha realizou o documentário de encomenda Amazonas, Amazonas (1966) após Deus e o diabo na terra do sol (1964), lançando mão novamente de músicas de Villa-Lobos: a peça Uirapuru e Estudos para violão, alguns deles já utilizados em Arraial do Cabo (Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro, 1959). Destacamos as escolhas musicais e como elas, em conjunção com as imagens e outros elementos sonoros, atuam em Amazonas, Amazonas, tendo em vista as representações da região amazônica, entre mitos, sua desconstrução e evocações do subdesenvolvimento e do progresso, em uma estética entre filme institucional e Cinema Novo. Observamos que, na distribuição dos dois conjuntos de peças (Uirapuru e peças para violão) ao longo do filme, para além de uma relação temporal com um passado mítico ou com o presente da região, há uma lógica geográfica. Destacamos também reutilizações da peça Uirapuru em outros filmes.

Biografía del autor/a

Luiza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela UFRJ, pós-doutoranda no PPGM-UFRJ e coordenadora do GP Cinema da Intercom

Publicado

14-12-2021

Cómo citar

ALVIM, L. B. Amazonas, Amazonas de Glauber Rocha e a música de Villa-Lobos: representações entre passado, presente e futuro. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3584. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos