Comunicação, Consumo e Educação: alfabetização midiática para cidadania
Palabras clave:
Alfabetização Midiática, Consumo, Comunicação, Educação, CidadaniaResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre o potencial de alfabetização midiática presente nos âmbitos do conhecimento, da compreensão e da expressão, para a formação de senso crítico e reflexivo que promova a atuação autônoma no exercício da liberdade e cidadania. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre alfabetização midiática (media literacy), comunicação, consumo e educação, propõe-se a constituição de parâmetros teóricos e metodológicos que auxiliem na percepção de indicadores de competências midiáticas para a constituição de uma identidade cidadã e participativa, que possam ser exploradas em projetos e pesquisas que envolvam alfabetização midiática, tanto na educação formal como informal.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.