Contribuições do pensamento de Michel Foucault para a Comunicação

Autores/as

  • Maria Cristina Franco Ferraz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v28i2.383

Resumen

Resumo A partir de um aprofundamento do pensamento de Michel Foucault, em contraponto com a filosofia nietzschiana, o artigo procura contribuir para a discussão de certas perspectivas metodológicas e conceituais caras.. área dos estudos em Comunicação. Privilegiam-se, nesse contraponto, as noções de genealogia, de poder e de sujeito, tal como rediscutidos e explorados especialmente em História da sexualidade I, de Foucault. Palavras-chave: método genealógico; relações de poder; subjetividade. Resumen A partir de una profundización del pensamiento de Michel Foucault, en contrapunto con la filosofía nietzscheana, este artículo intenta contribuir a la discusión de ciertas perspectivas metodológicas y conceptuales relevantes para el área de estudios en Comunicación. Se privilegian las nociones de genealogía, poder y sujeto, tal como fueron rediscutidas y exploradas especialmente en Historia de la sexualidad I, de Foucault. Palabras clave: método genealógico; relaciones de poder; subjetividad. Abstract In this essay some of Michel Foucault's theories are discussed and put in relation with some philosophical perspectives of Nietzsche, in order to contribute to the discussion of relevant methodological and conceptual premises which are present in the field of Communication. Concepts such as genealogy, power relations and subject, especially in Foucault's History of Sexuality I, are focused and related to studies in Communication. Keywords: genealogical method; power relations; subjectivity.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Franco Ferraz, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular de Teoria da Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Pós-Doutora pelo Instituto Max-Planck de História da Ciência (Berlim), Doutora em Filosofia pela Universidade de Paris 1-Sorbonne.

Publicado

31-03-2006

Cómo citar

FERRAZ, M. C. F. Contribuições do pensamento de Michel Foucault para a Comunicação. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 28, n. 2, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v28i2.383. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/383. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos