Media literacy: visão inglesa e uma proposta brasileira

Autores/as

  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade do Sagrado Coração -USC

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v29i1.42

Resumen

Resumo
O uso da TV na escola renova questões sobre a cultura de massa. A in- compatibilidade entre aprendizado e entretenimento é uma questão que precisa ser resolvida. Uma saída pode ser a inclusão de um projeto de media literacy. O estudante pode desenvolver habilidades de leitura para a recepção da TV didática. Uma revisão da proposta britânica e apon- tamentos para um projeto brasileiro são apresentados neste texto.
Palavras-chave: televisão; pedagogia; media literacy.
Resumen
El uso de la televisión en las escuelas renueva los cuestionamientos so- bre la cultura de masa. La incompatibilidad entre aprendizaje y entre- tenimiento es una cuestión por resolver. Una respuesta puede ser la inclusión de un proyecto de liberación a través de los medios de comu- nicación. Lo estudiantes pueden desarrollar facultades literarias para recibir televisión didáctica. La siguiente es una revisión de la propues- ta británica y comentarios para un proyecto brasileíño.
Palabras-clave: televisión; pedagogía; media literacy.
Abstract
The use of television in elementary schools renews old issues about mass culture. The incompatibility between learning and entertainment is a question that must be solved. One answer to this question can be a me dia literacy project. The students can develop literacy skills for the reception of didactic television. This paper is a revision of the British proposal and the comments for a Brazilian project.
Keywords: television; pedagogy; media literacy.

Biografía del autor/a

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade do Sagrado Coração -USC

Jornalista, doutora em Educação Escolar pela Unesp. É professora dos cursos de Jor- nalismo e Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração (USC). Fez estágio de doutoramento na Open University, em Milton Keynes, Inglaterra, pelo PDEE - Capes. Produz o programa educativo "Uma música, um tema", veiculado pela Veritas FM (102,7) em Bauru, SP.

Publicado

25-05-2006

Cómo citar

SIQUEIRA, A. B. de. Media literacy: visão inglesa e uma proposta brasileira. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 29, n. 1, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v29i1.42. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/42. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos