Esto la marca no lo muestra

omisiones y distorsiones de la comunicación corporativa a la luz del imaginario

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023135pt

Palabras clave:

Imaginario, Imagen simbólica, Instagram, Representaciones míticas, Mitología

Resumen

Se propone la investigación simbólica de dos publicaciones en Instagram por Heineken y Carrefour. Esta elección se hizo porque representan la idea de “corrección política”. El objetivo es analizar estas comunicaciones a la luz de teorías imaginarias, como lo sugieren M. Contrera, G. Durand, C. Jung y otros, ya que esta acción permite identificar aspectos ocultos en las publicaciones y la percepción de qué información hay allí, sin embargo, además de la evidencia de intereses comerciales que apuntan a reforzar la buena reputación pública de la marca. Las conclusiones sugieren que es posible cambiar esta percepción sesgada construyendo una masa crítica, suficientemente calificada para reconocer estos mecanismos que conducen a la unilateralidad de la comunicación.

Biografía del autor/a

Leonardo Torres, Universidade Paulista. São Paulo - SP, Brasil

Analista Junguiano. Doutor em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista de São Paulo. Foi Bolsista CAPES PROSUP. É também mestre em Comunicação pela mesma universidade. No mestrado foi gratificado com Bolsa da CAPES PROSUP - dedicação exclusiva. Foi representante discente no doutorado. Pós-graduado em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano e Ensino e Pesquisa. E pós-graduado em Psicossomática pelo mesmo instituto. Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Dom Bosco do Rio de Janeiro. Produziu eventos como TEDxAEDB, IX Simpósio da ABCiber e VI ComCult. Pesquisa o imaginário técnico e tecnológico, a tecnossacralidade e suas relações na sociedade e na cultura. E também, pesquisa o Contágio Psíquico e Imaginário. É membro do Grupo de Pesquisa Mídia e Imaginário. E ainda, é/foi docente na pós-graduação e na graduação em universidades na cidade de São Paulo. É membro, apresentador e um dos idealizadores do podcast Delirium, um dos mais relevantes na área da Psicologia Analítica no Brasil.

Rafael Rodrigues de Souza, Universidade Paulista. São Paulo - SP, Brasil

Analista Junguiano. Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista de São Paulo (UNIP/SP). Foi bolsista CAPES PROSUP. Possui pós-graduação lato-sensu em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (FACIS/IJEP), em Psicossomática pelo mesmo instituto (FAPCOM/ IJEP) e Administração de Empresas pela EAESP/SP (Fundação Getúlio Vargas). É psicólogo, coautor do livro Pessoal e profissional: a distinção que a vida não faz (2017) e autor do livro Trabalho, sofrimento e autorrealização: uma leitura simbólica e crítica do drama contemporâneo (2022). Membro Analista Junguiano e docente da pós-graduação lato-sensu em Psicologia Analítica do Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Atende clinicamente e dá supervisão clínica em seu consultório particular na cidade de São Paulo (Brasil), assim como online. É membro, apresentador e um dos idealizadores do podcast Delirium, um dos mais relevantes na área da Psicologia Analítica no Brasil.

Publicado

15-12-2023

Cómo citar

TORRES, L.; SOUZA, R. R. de. Esto la marca no lo muestra: omisiones y distorsiones de la comunicación corporativa a la luz del imaginario. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023135, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023135pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4253. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Artigos