Pensar a transformação do jornalismo para além da tecnologia

Autores/as

  • Michael Schudson Columbia University
  • Otávio Daros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024111pt

Palabras clave:

Jornalismo, História da imprensa, Sociologia das notícias

Resumen

Nascido em 1946, Michael Schudson figura entre os principais nomes dos estudos de jornalismo desde a publicação de Discovering the news (1978) "” traduzido para o português e publicado pela Vozes em 2010. Resultado de seu doutoramento em Harvard, o trabalho se constitui em uma análise sobre o surgimento do ideal da objetividade no jornalismo norte-americano no fim do século 19, e desenvolve o argumento de que esse valor se cristalizou nos anos após a Primeira Guerra Mundial como uma defesa retórica contra a crescente influência da propaganda governamental e das publicações corporativas na década de 1920. Na entrevista a seguir, conversamos com o pesquisador sobre essa e outras contribuições para a área.


Biografía del autor/a

Michael Schudson, Columbia University

Professor emérito da Universidade da Califórnia, em San Diego. Desde 2009, leciona na escola de jornalismo da Universidade de Columbia.

Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Jornalista e doutorando em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É membro do Laboratório de História da Comunicação e Mudança da Mídia da Universidade de Bremen. Possui artigos publicados em periódicos como Media, Culture & Society e Journalism & Mass Communication Educator, além da Revista Intercom. 

 

Publicado

12-08-2024

Cómo citar

SCHUDSON, M.; DAROS, O. Pensar a transformação do jornalismo para além da tecnologia. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024111, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024111pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4272. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Entrevistas - Diálogos Midiológicos