Televisão e crianças - novas perspectivas de relação
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v25i1.439Palabras clave:
televisão, crianças, programaçãoResumen
Resumo A televisão constitui um meio de poderosa penetração, transformado em instrumento de cultura e de interação social. Nossos contextos comunicativos são icônicos e o telespectador se defronta com um universo dinâmico e em constante tensão. Nesse sentido, trata-se aqui de pensar a construção de um novo modelo de análise que permita avaliar e organizar os resultados das pesquisas realizadas. Vale destacar que ganha cada vez mais força a idéia de que o público infantil tem uma maneira particular de relacionar-se com a televisão, quando comparado a outros públicos. Palavras-chave: televisão, crianças, programação. Resumen La televisión se ha constituido en un medio absorbente, de poderosa penetración y se ha convertido en una herramienta de cultura e interacción social. Nuestros entornos comunicativos son icónicos y el espectador de TV se enfrenta a un universo en tensión y dinámico. Formular y construir un modelo de análisis nos puede permitir poner en perspectiva los descubrimientos de las investigaciones y ordenarlos según su rol en esa interacción. La idea de que el público infantil, comparado a otros públicos, tiene una forma particular de relacionarse con el televisor, está tomando mayor fuerza. Palabras-clave: televisión, niíños, programas. Abstract Television is a powerful and absorbent media and also an instrument of culture and social interaction. Our contexts are iconic and the TV's spectator deals with a dynamic and tensioned universe. This article discuss the idea of building a new model of analysis according to the role of interaction. It is also important to remark the idea that children interact with television in a different way. Keywords: television, children, programming.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.