Entretenimento-educação e participação: avaliando a estratégia de comunicação de Soul City

Autores/as

  • Thomas Tufte Universidade de Copenhagua, Dinamarca

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v24i2.458

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar o caso da ONG sul-africana de mídia Soul City (Cidade da Alma) - Instituto de Comunicação para a Saúde e o Desenvolvimento - e discutir como uma estratégia de comunicação baseada em entretenimento-educação pode contribuir para um processo participativo de desenvolvimento. Defendo que Soul City representa uma terceira via num campo que tradicionalmente tem se dividido entre as principais escolas de pensamento: com a difusão, por um lado, de teorias e metodologias orientadas para a inovação e, por outro, das teorias e metodologias participativas. Um novo paradigma parece estar emergindo no contexto de comunicação e desenvolvimento. Resumen El objetivo de este trabajo es presentar y analizar el caso de la ONG sudafricana de midia Soul City (Ciudad del Alma) - Instituto de Comunicación para la Salud y el Desarrollo - y discutir como una estrategia de comunicación baseada en entretenimento-educación puede contribuir en el proceso participativo de desarrollo. Defiendo que Soul City representa una tercera vía en un campo que tradicionalmente está dividido entre las principales escuelas de pensamiento más difundidas: de un lado, las teorías y metodologías orientadas a la inovación y, de otro, las teorías y metodologías participativas. Parece que está emergiendo un nuevo paradigma en el contexto de comunicación y desarrollo. Abstract The aim of this article is to introduce and analyze the case of the South Africa media NGO Soul City - Institute of Health and Development Communication in order to discuss how an entertainment-education based communication strategy can contribute to a participatory development process. The point I argues is that Soul City represents a third pathway in a field with traditionally has been divided between to major schools of thought: with the diffusion of innovation-oriented theories and methodologies on one hand and the participatory theories and methodologies on the other. A new paradigm within communication and development seems to be emerging.

Biografía del autor/a

Thomas Tufte, Universidade de Copenhagua, Dinamarca

Professor Associado no Departamento de Filme e Estudos de Mídia na Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Entre seus livros mais recentes, incluem-se Living with the Rubbish Queen - Telenovelas, Culture and Modernity in Brazil (2000) e The Media, the Minorities and the Multicultural Society - Scandinavian Perspectives (org.)

Publicado

20-12-2004

Cómo citar

TUFTE, T. Entretenimento-educação e participação: avaliando a estratégia de comunicação de Soul City. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 24, n. 2, 2004. DOI: 10.1590/rbcc.v24i2.458. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/458. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos