Arrastão do Pavulagem, cultura (i)material y prácticas de comunicación en agenciamentos durante la pandemia de Covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023114pt

Palabras clave:

Arrastão do Pavulagem, Comunicación, Consumo, Cultura (i)Material, Covid-19

Resumen

Este estudo pretende compreender as interfaces entre comunicação e consumo (i)material em relação ao evento Arrastão do Pavulagem, na cidade de Belém, no contexto da pandemia do Covid-19. Se utilizó el cruce de análisis netnográfico, entrevistas con guión semiestructurado y muestreo bola de nieve. Fue posible observar que los sujetos buscan relacionarse con objetos que desencadenan, con mayor frecuencia, en sus subjetividades, sensaciones de pertenencia a un determinado grupo social a través del contacto con la cultura local. Tales objetos agencian memorias de experiencias pasadas que marcaron vivencias colectivas y subjetivas y que, al configurarse como materializaciones de culturas populares del estado de Pará y estados vecinos, están presentes en las manifestaciones realizadas por el Instituto Arraial do Pavulagem.

Biografía del autor/a

Lucas Gil Corrêa dos Santos, Universidade Federal do Pará. Belém - PA, Brasil

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente cursa Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia/CNPq).

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará. Belém - PA, Brasil

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mestra em Marketing pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). É professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia/CNPq).

Publicado

09-12-2023

Cómo citar

SANTOS, L. G. C. dos .; VIEIRA, M. do C. Arrastão do Pavulagem, cultura (i)material y prácticas de comunicación en agenciamentos durante la pandemia de Covid-19. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023114, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023114pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4580. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Artigos