Mapeamento Sistemático da Produção Científica recente em Comunicação Governamental
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024117ptPalabras clave:
Comunicação pública, Informação pública, Governança Pública, Democracia digital, Participação cidadãResumen
A comunicação governamental em sociedades contemporâneas caracteriza-se, além da divulgação de informações, pela transparência, colaboração e incentivo à participação ativa dos cidadãos nas políticas públicas. O objetivo foi analisar a produção científica sobre comunicação governamental no período compreendido entre os anos de 2018 a 2022, por intermédio de um mapeamento sistemático, uma modalidade de estudo bibliométrico, com base nos artigos disponíveis nas bases Scopus e Web of Science. As principais conclusões indicam que a temática apresenta números consistentes de publicações, cuja tendência é de crescimento. Uma característica é que o tema é recorrente em pesquisas ao redor do mundo, porém a colaboração e interação dos resultados entre países ainda é baixa. Não foram identificados autores ou mesmo revistas que concentram grande número de publicações. Foram identificadas temáticas emergentes para além do contexto pandêmico: política pública, governo, opinião pública e mídias sociais. O artigo contribui para o desenvolvimento crítico da área de comunicação governamental.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcelo da Silva, Ivan Carlos Vicentin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.