Masculinidades negras en expresión de marca

El análisis semiótico de Natura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024122pt

Palabras clave:

Publicidade, Masculinidade, Interseccionalidade, Semiótica, Consumo

Resumen

En este trabajo discutimos las representaciones de masculinidades negras en las expresividades sígnicas de la marca Natura en su cuenta de Instagram, a partir del análisis semiótico de los contenidos publicados entre 2018 y 2020. A partir de la observación de un corpus compuesto por 83 publicaciones, analizadas desde una perspectiva interseccional y desde la semiótica de extracción peirceana, se articulan referencias teóricas sobre publicidad y consumos, estudios sobre raza y estudios sobre hombres y masculinidades. Los análisis señalan una subrepresentación de los hombres negros, que rara vez aparecen como consumidores de la marca, al tiempo que indican resignificaciones y reiteraciones de sentidos de masculinidades negras en temas como sexualidad, trabajo, cuidado, afecto y paternidad.

Biografía del autor/a

Pablo Moreno Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC Minas. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre em Comunicação pela PUC Minas. Vice-líder do grupo de Pesquisa Coragem (UFMG) e integrante dos grupos de pesquisa Bertha (PUC Minas) e GESC3 (USP).

André Peruzzo, Universidade de São Paulo

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP, membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), andre.peruzzo@usp.br. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

Professora titular de Comunicação e Semiótica do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CRP – ECA/USP) Livre-docente em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Professora do curso de Publicidade e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCom – ECA/USP) Vice-presidente da Federación Latinoamericana de Semiótica (FELS)Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) Editora de Signos do Consumo e membro do comitê editorial de Matrizes.

Publicado

29-12-2024

Cómo citar

MORENO FERNANDES, P.; PERUZZO, A.; PEREZ, C. Masculinidades negras en expresión de marca: El análisis semiótico de Natura. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024122, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024122pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4879. Acesso em: 30 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos