O mercado mais livre do mundo: a Deutsche Telekom AG e as telecomunicações na Alemanha

Autores/as

  • Hans-Jurgen Michalski Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v23i1.536

Palabras clave:

Alemanha, liberalização, mercado de telecomunicações

Resumen

Com a abolição do monopólio do serviço telefônico em 1998 na Alemanha, finaliza-se, por enquanto, a transformação política das estruturas do mercado das telecomunicações, iniciada com a reforma postal em 1989. Na data mágica de 1998, o mercado de telecomunicações, pretensamente 'o mais livre do mundo', deveria entrar numa fase de competição em que todos os atores e grupos do sistema alemão de telecomunicações iriam beneficiarse. Este artigo trata da nova composição desse mercado, com indicações dos problemas do mercado 'liberalizado' e dos impactos da 'liberalização' no desenvolvimento do mercado de trabalho e na evolução dos preços. O artigo finaliza com uma crítica da regulamentação e uma análise das perspectivas do mercado das telecomunicações na Alemanha sob o aspecto da globalização.  

Biografía del autor/a

Hans-Jurgen Michalski, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

O Dr. Hans-Jurgen Michalski é operador do Instituto de Pesquisa de Telecomunicação Internacional e membro do Instituto para a Ecologia de Informação e Comunicação, sediados na Alemanha.

Publicado

13-10-2014

Cómo citar

MICHALSKI, H.-J. O mercado mais livre do mundo: a Deutsche Telekom AG e as telecomunicações na Alemanha. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 23, n. 1, 2014. DOI: 10.1590/rbcc.v23i1.536. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/536. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos